​Empresários participam de Programa de Gestão e Vivência Empresarial

Oferecido pela Acismo o curso potencializa técnicas dos gestores

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo), em parceria com a Fundação Empreender e a UniSociesc, iniciaram, na noite de sexta-feira (29), o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), com 54 participantes. Criado para empresas dos diversos setores da economia, este programa potencializa seus participantes a buscarem lucratividade de seus negócios e a desenvolverem técnicas de gestão e eficiência. As aulas são ministradas por professores da Fundação Getúlio Vargas, escolhidos pelas suas vivências no mundo empresarial e docência. Empresários convidados também apresentam seus cases à turma.

O Programa, dividido em oito módulos, tem seus encontros nas sextas- feiras, das 16h às 22h e nos sábados, das 07h30 às 13h30. Na grade curricular, abordagem sobre Liderança e Metas, com foco nos estilos de liderança - geração x e y; motivação de pessoas, cultura organizacional e valores, liderança inspiradora, comunicação, esforço e resultado, feedback, desafios, papel do empreendedor.

Gestão de Pessoas, com abordagem nas competências, capacitação, desenvolvimento e retenção de talentos, ROI, educação continuada, relações com sindicatos (patronal e laboral), políticas e diretrizes de pessoal, plano de carreira, comunicação e gestão de risco.

O curso segue com a Inteligência Comercial, com estudos da inserção de novos produtos em novos mercados (nacional e internacional), banco de clientes, público alvo, geoeconomia, gestão de risco, processos de negociação, alianças estratégicas (fornecedores, clientes, concorrentes), inovação, gestão tecnológica.

Estratégia Empresarial, com estudos da gestão de risco, análise de cenários, macro economia, visão de longo prazo, planejamento estratégico, planos de ação, indicadores de performance, arranjos produtivos, cluster, comunicação estratégica. Depois segue com Planejamento e Controle Financeiro, abordando custos, gestão de fluxo de caixa, planejamento financeiro, orçamento, auditoria, capitalização e rentabilidade.

Na resta final, o grupo estuda a composição do balanço, interpretação do balanço, análise de casos, simulações. Segue as abordagens em Modelos de Tomada de Decisão, como o processo decisório, matriz de decisão, coleta de informações, informação e intuição na tomada de decisão, gestão participativa.

E fechando os módulos, a Sustentabilidade do Negócio é a pauta, com análise da governança corporativa, sucessão, plano de vida, ética e conduta, relações com as partes (fornecedor, cliente, comunidade, acionista), responsabilidade social, meio ambiente, acordos societários.