​Acismo e parceiros encerram primeira etapa do Projeto Parceiro Anjo”

17/11/2020 - 14:12:00
Jovens receberam os certificados ainda na sexta-feira (13)

Jovens receberam os certificados ainda na sexta-feira (13)A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas realizaram, na noite de sexta-feira (13), a formatura da turma do projeto “Parceiro Anjo”, iniciativa que visa despertar o espírito empreendedor em jovens de comunidades carentes do município.

O trabalho de “garimpagem” dos jovens talentos iniciou em setembro e reuniu jovens com idade entre 15 e 19 anos, todos moradores de comunidades carentes de São Miguel do Oeste. Eles participaram de oito encontros presenciais, num total de 40 horas/aula, com didática aplicada do Projeto Crescendo e Empreendendo do Sebrae.

Nesta etapa, o projeto reuniu jovens as da Comunidade Sagrada Família, Vila Nova II, Comunidade São Francisco de Assis, Bairro Sagrado Coração de Jesus, Bairro São Jorge, Bairro Jardim Peperi, Bairro Santa Rita, de São Miguel do Oeste, e ainda da cidade de Paraíso. Na oportunidade, eles aprenderam noções básicas de higiene e manipulação de alimentos; como embalar o produto; mapear possíveis fornecedores; produzir "cupcakes"; mencionar quantidade de ingredientes necessários; fazer investimento; vender; gerar renda; movimento da economia local; identificar possíveis clientes; controle de caixa; retorno financeiro e educação financeira.

Alguns deles já conseguiram vaga no mercado de trabalho. “É um projeto que abre portas e e tece um olhar diferente a esses jovens. Esse é o motivo pelo qual a Acismo apoia o projeto, que agora segue para as próximas etapas. Desejamos sorte a todos”, disse o presidente da Acismo, Daniel de Souza.

Agora, o projeto segue como curso de Melhor Atendente,na ONBYTES; Cadastro no CIEE/SC e Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), envio de currículos; visita técnica; aula pratica (brigadeiro, cuca); palestra sobre educação financeira, na Sulcredi, Atividade Esportiva, visando potencializar as características de comportamento empreendedor; roda de conversa com Empreendedores; buscar a inserção dos jovens ao mercado de trabalho; Encerramento e exposição dos produtos alimentícios produzidos pelos alunos.

PROJETO PARCEIRO ANJO

O Projeto Parceiro Anjo já atendeu 83 jovens no Estado e beneficiou mais de 200 indivíduos, incluindo seus familiares. Em 2017, foram atendidos 25 alunos em São Miguel do Oeste e 22 em Princesa, além de ações em São José e Blumenau nos anos seguintes. Também foi uma das praticas deferidas pela Equipe da 14ª Edição do Premio Innovare 2017.

Centro Empresarial Andromeda, Sala - 401-G