Conselho das Entidades Empresariais do Extremo Oeste emite nota de repúdio sobre ampliação do fundo

16/07/2021 - 16:49:00

Vivemos um período singular!

Açoitados por mais de um ano com uma letargia econômica sem precedentes, com incontáveis vítimas de um mal mundial, nossa sociedade vê sua classe política federal expor suas entranhas em via pública, para aproveitar este momento de inédita dificuldade, para dela aproveitar-se.

Primeiro, com a imposição de uma agenda de dificuldades às ações de atenção às vítimas da pandemia, que mostra claramente o uso da moléstia e dos mortos como um ativo político, especialmente explorado por aqueles que por anos ilustraram seus rostos em páginas policiais e se notabilizaram aos olhos de todos como o que há de mais nefasto na classe política.

E agora, em inédita afronta à sociedade, o Poder Legislativo Federal usa do mo mento penoso para impor aos cofres públicos um aumento dos dispêndios com o inexplicável, danoso e nefasto fundo eleitoral, inserindo na LDO o repasse de 5,7 bilhões para o caixa de campanha dos partidos políticos.

O valor até então vigente de 1,8 bilhão já era um exagero. E agora, sem explicação alguma e CONTRARIANDO A VONTADE MACIÇA DA SOCIEDADE, o Congresso Nacional institucionaliza um verdadeiro assalto ao caixa público.

Nossa sociedade não precisa de campanhas políticas nutridas pelos cofres públicas. Precisa na verdade que estes recursos sejam empregados na saúde, na infraestrutura, no incentivo à economia. Estas são as imediatas e verdadeiras necessidades.

Mais uma vez a classe política mostra não ter por interesse representar a vontade da sociedade, mas tem como propósito apenas sustentar seu próprio sistema, seus interesses e a manutenção daquilo que as urnas vêm demonstrando ser necessário mudar.

E previsível que os defensores deste ataque à coisa pública justificarão a necessidade da democracia ser fortalecida, com eleições estruturadas e que todos os partidos ten ham condição de realizar suas campanhas.

Mas a verdade é que esta manobra financeira se volta justamente a corromper a democracia, pois apenas se volta a fortalecer partidos e estes a fortalecer suas velhas lideran ças, que a todo custo buscam se manter no cenário eleitoral e político. Esta manobra do sistema político-partidário nada tem de democrático.

Temos no Brasil mais de 14 milhões de desempregados, milhões de subemprega dos e outros tantos milhões vivendo abaixo da linha da pobreza. As estruturas fiscais do País estão sobrecarregadas e mostram-se deficitárias. A infraestrutura do País está em frangalhos. A Saúde reclama investimentos imediatos para atendimento às dificuldades de hoje.

Mas nossos parlamentares estão concentrados em uma agenda de manipulação do sistema político.

Injetar 5,7 bilhões no fundo eleitoral resta como uma confissão sobre os efeitos gerados no sistema da nefasta política, a partir das conquistas populares do fim do financia mento privado de campanhas e o esforço no combate à corrupção levado a cabo nos últimos 10 anos, que revelou um cenário de trâmite financeiro ilegal, organizado como um sistema rotacional, sempre voltado à perpetuação no Poder.

Estamos sendo insultados, roubados, enganados, tudo em nome de um sistema corrupto eleitoral e partidário.

Em nome da classe produtiva, exigimos da classe política brasileira o respeito à vontade da sociedade, com imediata revogação desta excrescência, reduzindo os valores a

serem destinados ao Fundo Partidário, em quantia inferior à destinada nos últimos anos. Nada diferente disso respeitará vontade popular.

Reclamamos honestidade nossos representantes. É o mínimo que deveriam oferecer.

São Miguel do Oeste - SC, 16 de julho de 2021.

Conselho das Entidades Empresariais do Extremo Oeste de SC

Entidades que fazem parte do Conselho das Entidades Empresariais:

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE – ACISMO

CDL – CAMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS

SINDICOMERCIO

SINDICONT- SINDICATO DOS CONTADORES

SINDIVESTUARIO

ASSENAR – ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DO EXTREMO OESTE

SINDUSCON

SINDIALIMENTAÇÃO

SINDIMECANICAS

SINDIGRÁFICOS