Programa NaSCer realiza encontro de divulgação para nova turma em São Miguel do Oeste

21/07/2022 - 10:19:00
O programa gratuito é uma excelente oportunidade para tirar sua ideia do papel

Mais um edital para participação no Programa NaSCer de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras foi lançado. O programa é 100% gratuito, uma oportunidade para tirar sua ideia do papel e abrir um negócio. E, com o objetivo de divulgar a oportunidade e explicar as etapas do programa aconteceu, na noite da última terça-feira (19), um encontro com os interessados no espaço Coworking Acismo.

O NaSCer é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em colaboração com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae), e está sendo apoiado e fomentado em nossa região pela Acismo e Citeosc. Esta é a terceira edição do programa no Estado e a segunda edição no município de São Miguel do Oeste, com a novidade de ser realizado pela primeira vez em Maravilha.

De acordo com o coordenador regional do Programa NaSCer, Tiago Tengaten, o programa tem a intenção de ajudar aquelas ideias que estão apenas na cabeça das pessoas, ou mesmo já no papel, para colocá-las em prática. “Nós precisamos ajudar os empreendedores em potencial a transitarem pela jornada dos negócios de uma maneira mais apoiada para que se transformem em negócios inovadores. A pré-incubação de ideias está sendo promovida pelo Sebrae, Fapesc, Acismo e Citeosc para estimular o empreendedorismo, ressalta.

O Gerente de Operações da TXM Methods, empresa responsável pela aplicação da metodologia validada pelo Sebrae e Fapesc, Cristyano Von Dentz, comenta que serão cinco meses de atividades gratuitas por meio de capacitações, mentorias, palestras, workshops, eventos presenciais e muito networking. “Essa é uma metodologia ágil. Uma execução rápida para que a pessoa não perca tempo nem recursos e para que consiga chegar ao final com o objetivo que é abrir seu CNPJ, além disso, para que tenha confiança de entrar no mercado e virar um empreendedor”, afirma.

Von Dentz reforça que essa é uma oportunidade ímpar para a pessoa empreender, ou mudar sua mentalidade, inclusive ser um empreendedor. “Queremos que as pessoas conversem, troquem ideias, que as pessoas se relacionem então o objetivo também é gerar cocriação, pois é a partir da cocriação que entendemos que vamos gerar inovação”, pontua.

Douglas Rodrigues foi um dos alunos do programa: “Minha primeira participação foi no final de 2020 e, naquele momento, a gente tinha a ideia, mas ainda não estava bem estruturada, ainda não era um negócio. E, a partir da inscrição e participação no programa transformamos em negócio. Hoje é uma empresa e estamos em três sócios. Vale muito a pena participar! Além de ser gratuito, oferece muito conteúdo e aprendizado e claro, networking”, lembra.

Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Econômico da Acismo, Giovani Gobbi, o Programa NaSCer é fundamental para o desenvolvimento do ecossistema de inovação na região. Ele reforça que o programa é um meio para estimular o nascimento de novos negócios, e neste ano, ainda conta com a subvenção econômica de R$ 20 mil para o melhor projeto da turma. Mas destaca principalmente o acompanhamento de mentoria e da metodologia aplicada e que vão tornar essas ideias em negócios. “A Acismo, enquanto a Casa do Empreendedor, busca fomentar esse tipo de iniciativa que gera emprego e renda na nossa comunidade”, evidencia.

INCUBAÇÃO DE IDEIAS

Além do edital do Programa NaSCer de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras, o Centro de Inovação e Tecnologia do Extremo Oeste de Santa Catarina (CITEOSC) está lançando edital para incubação de ideias. Por meio dele, será disponibilizado um endereço comercial para o empreendedor trabalhar e fornecida uma estação de trabalho no espaço Coworking da Acismo.

“O objetivo é transformar essa ideia que está no Programa NaSCer em uma empresa geradora de emprego e renda aqui no município. Criar uma empresa nova, abrir um CNPJ novo, e fazer com que esse empreendedor avance no mercado e consiga renda”, finaliza o presidente do Citeosc, Jungles Wegher.

INSCRIÇÕES

As inscrições seguem até a próxima segunda-feira, dia 25 de julho, através do site da Fapesc. Entre os requisitos estão: ter uma ideia inovadora; morar em SC; ter mais de 18 anos e; vontade de empreender. Na região, o programa será desenvolvido em São Miguel do Oeste, abrangendo também interessados das cidades vizinhas. No Oeste, também será executado em Maravilha, Xanxerê e Chapecó.

Após o período de inscrições, serão validadas e selecionadas as ideias, e o programa inicia entre agosto e setembro deste ano.

Fonte: Agência Polo

Centro Empresarial Andromeda, Sala - 401-G